Quanto custa uma consulta com psicólogo?
- Michelle Felix
- 30 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de jul.
Uma das primeiras e mais importantes perguntas que costumam surgir quando alguém deseja iniciar um processo de psicoterapia é: “Quanto custa uma consulta com psicólogo?”. Essa não é uma pergunta simples de responder, porque psicólogos são profissionais autônomos — e isso significa que pode existir uma grande variedade de valores praticados por consulta psicológica. Ainda assim, vamos chegar a uma resposta possível.
Antes de tudo: existe parâmetro! A profissão de psicólogo é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), e esse órgão sugere uma tabela de honorários com valores mínimos e máximos para a sessão de psicoterapia. Na versão mais recente, o valor mínimo sugerido para uma consulta psicológica é de R$213,93. Mas calma! Essa é apenas uma sugestão, e sabemos que nem todo mundo consegue pagar esse valor no nosso Brasil brasileiro.
Sabendo então que esse valor está fora da realidade para a imensa maioria dos brasileiros, é comum entre psicólogos considerar que o valor da sessão de psicoterapia pode ser flexível. Mas o que isso significa na prática?
Cada psicólogo conhece (ou deveria conhecer) sua própria realidade financeira — tanto os custos da vida pessoal quanto os custos envolvidos na sustentação da profissão. Nesse sentido, cada profissional define um valor de sessão que permita manter o funcionamento do seu consultório de forma sustentável. Isso inclui: aluguel de sala (quando há atendimento presencial), pagamento de plataformas online, supervisão clínica, análise pessoal, cursos de formação, grupos de estudo, entre outros.
Concorda que um psicólogo que é bem remunerado consegue oferecer um atendimento melhor? Isso acontece porque, para cuidar de alguém, é preciso também estar cuidado. No entanto, pode acontecer de um psicólogo estar com uma agenda composta por pacientes que conseguem pagar acima do valor mínimo estabelecido, o que dá a esse profissional mais folga financeira. Quando isso acontece, é possível — e muitas vezes desejável — que ele abra algumas vagas com valor social ou até gratuitas, para que pessoas em situações diferentes também possam acessar a psicoterapia.
Em resumo: qual é o valor mínimo que um psicólogo pode cobrar?
A resposta é: R$0.
Sim, zero reais.
Por mais improvável que isso pareça, isso é absolutamente possível. A depender de como está a agenda do profissional, e de seu desejo de ampliar o acesso ao cuidado psicológico, atendimentos gratuitos podem acontecer.
Então, se cada psicólogo tem um valor próprio, que pode inclusive variar de paciente para paciente... como saber quanto um psicólogo cobra?
A resposta é simples: envie uma mensagem e pergunte.
Não tenha medo ou vergonha de perguntar o valor da sessão de psicoterapia. Nós, psicólogos e psicólogas, estamos muito acostumados com esse tipo de conversa. Existem profissionais que oferecem pacotes de sessões, descontos para determinados públicos, e outras formas de facilitar o acesso ao cuidado psicológico.
Falando nisso: eu estou com um pacote de sessões especial para o fim de ano de 2025, pensado justamente para tornar o início do processo terapêutico mais leve e possível. Se tiver interesse, entre em contato.
O valor exato não pode ser divulgado publicamente (essa é uma norma do Conselho Federal de Psicologia), mas posso garantir que a conversa é tranquila e sem pressão.
E aí, ficou claro?
Espero que sim. E, se ainda restar alguma dúvida, é só me chamar — terei prazer em conversar com você.
Com carinho,
M.
